terça-feira, 17 de maio de 2011

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA SUAPE

Mais de 5 mil qualificações
Governo, Senac e Senai lançam programa Novos Talentos. Cursos gratuitos já começam a inscrever candidatos.

Abertas 5,1 mil vagas de profissionalização

Capacitar até o fim do ano 5,1 mil profissionais para o mercado de trabalho, principalmente em áreas demandadas pelo Complexo Industrial Portuário de Suape ou dirigidas ao setor de serviços e turismo. Esse é o objetivo do programa Novos Talentos, lançado ontem pelo governo do estado numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os cursos profissionalizantes, cujas inscrições começam hoje, são gratuitos e voltados para a população de baixa renda.
Há oportunidades em diveras áreas (ver quadro) Para concorrer a uma das vagas é preciso ter no mínimo 18 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental e ser trabalhador empregado ou desempregado.

As inscrições para a primeira etapa de cursos vão até o próximo domingo, exclusivamente pelo site da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (www.stqe.pe.gov.br). “Vamos cobrir de Goiana a Rio Formoso e do Recife a Salgueiro, com cursos nas áreas de petróleo e gás, naval e também hotelaria, em especial no litoral e Mata Sul”, garantiu o secretário Antônio Carlos Maranhão. O lançamento do programa contou com a presença do governador Eduardo Campos.

O início das aulas de 151 turmas (2.140 vagas) está previsto para o fim deste mês. A segunda chamada do Novos Talentos deve compreender as demais 2.960 vagas e terá convocatória no mês de julho. Tanto os cursos oferecidos pelo Senac quanto pelo Senai têm carga horária mínima de 160h, com aulas de segunda a sexta-feira.

Para garantir a absorção dos profissionais formados pelo Sistema S, o governo deve promover a capacitação de 200 professores até setembro. A iniciativa, prevista no termo de cooperação assinado ontem com a Refinaria Abreu e Lima, vai aproximar os profissionais da realidade de trabalho demandada pelas empresas de Suape, para que os conteúdos oferecidos em sala de aula sejam compatíveis com os exigidos no processo admissional.
Para o presidente da Refinaria, Marcelino Guedes, ter um empreendimento deste porte no estado exige adaptação, especialmente profissional, para que o desenvolvimento econômico seja possível. "Investir em educação é apostar em tecnologia para formar uma sociedade forte."

Inscrições: www.stqe.pe.gov.br
Período: De 18 a 22 de maio
Vagas: 2140 (maio) e 2.960 (julho)
Critério de seleção: ordem de inscrição

Para se inscrever é preciso: ter idade mínima de 18 anos, ter concluído o ensino fundamental ou estar cursando os anos finais (8ª série) e possuir renda familiar per capita de até 2 salários mínimos

Documentos exigidos
para a matrícula:
CPF, carteira de identidade, comprovante de residência (água, luz ou telefone) e comprovante de escolaridade (ensino fundamental)

Cursos oferecidos

Senai
Instalador de tubulações industriais, caldeireiro montador, eletricista, operador de processos logísticos, ajustador mecânico, lubrificador industrial, mecânico e manutenção em geral, mecânico de manutenção de automóveis, mecânico de refrigeração doméstica, torneiro mecânico, instalador predial de tubulações a gás, gasista, carpinteiro de obras, pedreiro de concreto, pintor de obras, armador de ferragens e pedreiro

Senac
Vendedor, auxiliar administrativo, auxiliar de operações logística, programador de web (web design), operador de supermercado, garçom, recepcionista, auxiliar de limpeza, bombeiro civil, recepcionista em meio de hospedagem, frentista, operador de telemarketing, editor gráfico, atendente de lanchonete, cozinheiro, depilador, manicure e pedicure, camareira, recepcionista em meio de hospedagem, agente de informações turísticas, bartender e jardineiro.

Fonte: Secretaria do Trabalho,
Qualificação e Empreendedorismo

Um comentário:

  1. ESSES CURSOS QUE ESTÃO SENDO OFERECIDOS,ESTÃO PERFEITOS.POIS ESTÃO ATENDENDO A NOSSAS ESPECTATIVAS PROFISSIONAIS.PRINCIPALMENTE AQUELES QUE NÃO TEM EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS ASSIM COMO EU,QUE A MAIS DE 6(ANOS) QUE ESTOU DESENPREGADA E SEM EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS.PARABÉNS.

    ResponderExcluir