segunda-feira, 27 de junho de 2011

A ARTE QUE GERA NEGÓCIOS, TRABALHO E RENDA

Artesanato e bons negócios
TÉRCIO AMARAL para o D.P.
Expositores podem dispor de crédito para participar da Fenearte, que vai de 1º a 10 de julho
Feira deve movimentar R$ 28 milhões em negócios no Centro de Convenções.
A cultura, sobretudo a popular, também pode faturar alto. E se tratando da 12ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), os pequenos empresários e artesãos terão um espaço de destaque. Só na rodada de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a previsão é de R$ 3,7 milhões em vendas. A feira, que ocorre entre os dias 1º e 10 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, já é a maior do segmento na América Latina. Com a projeção de R$ 28 milhões em negócios, este ano, os micro empresários da arte também apostam em “turbinar” as vendas com programas de incentivo do governo estadual.

É que coincidindo com o lançamento de mais uma edição da Fenarte, entra em cena a primeira operação da Agência de Formento do Estado de Pernambuco (Agefepe). A entidade, criada pelo governo estadual, vai disponibilizar aos artesãos cerca de R$ 1 milhão em empréstimos.

“O capital fornecido aos expositores vai depender do tamanho da produção que eles estiverem realizando. O valor máximo é de R$ 15 mil”, diz o presidente da agência, Agnaldo Nunes, lembrando que os financiamentos só serão liberados aos expositores de Pernambuco.

“Isso é uma limitação da própria agência, que é fornecer capital aos empreendedores do estado. Mas, ao mesmo tempo, se torna uma vantagem aos artistas locais na feira”, acredita.

Segundo ele, os empréstimos devem ser realizados durante o evento e não de forma antecipada. Ou seja, o fornecimento do dinheiro será feito caso o artesão feche algum contrato na Fenearte e precise do capital para a compra de produtos ou na contratação de mão de obra para cumprir um contrato, por exemplo. “Isso não proíbe que eles venham até nós antes da feira para tirar algumas dúvidas”, destaca Agnaldo Nunes.

Com um público previsto de 270 mil pessoas durante os 10 dias de evento, a Fenearte também vai contar com a tradicional rodada de negócios, promovida pelo Sebrae-PE entre os dias 2, 3 e 4 de julho. De forma mais “espontânea”, o serviço permite que o comprador circule pelo espaço do evento e depois negocie com os expositores algumas peças disponíveis.

“Pretendemos movimentar com esta rodada cerca de R$ 3,7 milhões em negócios. Este número é 10% maior que o registrado ano passado”, comenta a gerente de artesanato do Sebrae, Graça Bezerra. Ainda segundo ela, o interesse da instituição é que 70% destes negócios sejam efetuados por artesãos de Pernambuco. “Não decidimos nada pelo expositor. Mas, em alguns casos, fazemos algumas orientações relacionadas ao preço do produto, tomando por base os custo de produção.”

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