O arraial do merchandising(propaganda) começou. Com o interesse de atrair a atenção dos forrozeiros, já se tornou uma prática comum empresas locais e multinacionais investirem nas festas juninas para divulgar suas marcas. Em Caruaru, que receberá mais de um milhão de pessoas no mês de junho, a captação de recursos junto à iniciativa privada atingiu R$ 6 milhões, volume 20% maior que o ano passado.
Além de estampar suas marcas em placas e blimps (balões gigantes para uso publicitário), as empresas estão investindo em ações de interatividade com o público, dentro do Pátio de Eventos de Caruaru. A Skol, por exemplo, montou um bar com estilo faroeste e dançarinas de cancan, que levou o nome de Skol Sallon. Qualquer pessoa pode ter acesso ao bar e consumir bebidas, que são vendidas pelo mesmo preço de outros pontos de venda do pátio. São esperados mais de 10 mil consumidores até o fim deste mês.
“O faroeste tem muito a ver com o estilo de roupas do São João, que é country. O bar é uma forma de proporcionar ao consumidor um momento diferente e agradável”, conta Ricardo Neves, gerente regional da Ambev. Nos intervalos dos shows, as dançarinas também se apresentam no palco principal. A Ambev, através da cerveja Brahma, também está patrocinando as drilhas, uma espécie de carnaval “fora de época” com direito a trio elétrico tocando forró. No Alto do Moura, a multinacional está promovendo um bloco, com um ônibus formado por pessoas, para a degustação do energético Fusion.
Outra ativação no Pátio de Eventos é a Quermesse Johnson & Johnson, onde os forrozeiros podem participar de várias brincadeiras, como tiro ao alvo, dança das cadeiras e pescaria. “O público brinca, junta pontos e, ao final, troca por produtos do nosso portfólio”, explica Leonardo Curado, diretor da unidade de negócios da Johnson & Johnson no Nordeste. É a primeira vez que a marca investe no São João de Caruaru. “As regiões Norte e Nordeste têm um papel fundamental nos negócios da empresa. Até 2014, esperamos dobrar o faturamento nessa área”, diz Curado.
A Kraft, através do Sonho de Valsa, também é uma das patrocinadoras de Caruaru. Além da distribuição de chocolate, a marca colocou um grupo de quadrilha junina para circular pelo Pátio e interagir com os forrozeiros. Já a Nextel decidiu desenvolver uma ação específica para os camarotes. Os promotores da empresa convidam a experimentar o aparelho Motorola i1 por meio de um quiz com perguntas e respostas sobre a tradicional festa, premiando com brindes os participantes que acertarem. O Itaú, que é dono da bandeira Hipercard, apostou em cubos e bolas infláveis com as marcas, que serão jogadas para o público do Pátio.
FONTE: D.P.
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