sábado, 19 de março de 2011
CARNAVAL DE PERNAMBUCO COMO EMPREENDIMENTO
Carnaval supera as expectativas
Juliana Cavalcanti
julianacavalcanti.pe@dabr.com.br
O carnaval de Pernambuco superou as expectativas do governo em relação às receitas geradas pelos turistas. Durante o período pré e pós carnavalesco (10 dias) considerados pela Secretaria de Turismo (Setur), os visitantes deixaram no estado um montante de R$ 570 milhões - valor 54% maior do que no carnaval de 2010. O gasto médio diário ficou em R$ 133 (uma média de R$ 129 para os turistas residentes no Brasil e de R$ 218 para os que vieram do exterior).
Bairro do Recife foi o foco de animação mais citado pelos turistas entrevistados Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press - 6/3/11Dos visitantes nacionais, 54,88% eram do Nordeste e 45,12% das outras unidades da Federação. São Paulo, também no carnaval, permanece como o principal emissor de turistas, com 18,7% do total; seguido pelos pernambucanos que se deslocaram para aproveitar a festa em vários municípios (11,72%); pelos turistas do Rio de Janeiro (10,54%); de Alagoas (8,54%) e da Bahia (8,40%).
´Temos notado um aumento do turista que vem do Distrito Federal e por isso estamos planejando uma ação de divulgação específica para este mercado. A divulgação do carnaval este ano foi concentrada na região Nordeste e nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo`, detalhou o secretário de Turismo, Alberto Feitosa.
Apesar dos recursos investidos em divulgação, o boca-a-boca é a mais eficiente forma de atração de turistas durante o carnaval. Dos 1.635 entrevistados, 46,98% afirmaram que os comentários de parentes e amigos foi decisivo na escolha de Pernambuco. Outros 44,67% já conheciam o estado, enquanto 5% foram influenciados pela propaganda.
A hospedagem mais utilizada pelos visitantes foi a casa de parentes e amigos (62,32%), seguida pelos hotéis (17,92%). A maior parte dos foliões que veio brincar o carnaval em Pernambuco chegou de avião (49%) e de ônibus (30%). O Recife foi o grande atrativo. Mais da metade (55,20%) citou a cidade como principal polo de animação, tendo no Bairro do Recife o principal foco (42,26%). Olinda foi citada por 34,78% dos turistas entrevistados. A diversidade cultural (41,63%) e a animação do evento (22,53%) foram asprincipais características lembradas.
Com foco neste resultado, Alberto Feitosa diz que a intenção do governo é atrair os turistas também para outras cidades com representações culturais, citando as cidades de Bezerros (onde acontecem os desfiles de papangus) e Nazaré da Mata (famosa pelos maracatus rurais).
A Setur deve lançar até o fim de 2011 um roteiro de visitação ao Complexo Industrial e Portuário de Suape. O projeto começa na próxima terça-feira (22) apenas para os alunos de escolas públicas integrais, mas tem previsão de ampliação até dezembro.
Fonte: D.P.
PESQUISA CARNAVAL. SAIBA MAIS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário